finais de semestre & questões existenciais

by - 11:57:00


O primeiro semestre acaba por volta de Dezembro - Janeiro, o que torna o ambiente que rodeia uma faculdade altamente tóxico: os níveis de desespero estão tão altos que o ar é irrespirável. Eu própria, que devia estar neste preciso momento a decorar dez páginas de Reputação Organizacional e a escrever um trabalho para Assessoria de Imprensa, já perdi a conta das vezes que ouvi, nas últimas semanas:

a) Acho que estou no curso errado;
b) Devo ter de ir a exame;
c) Nunca na vida vou acabar o trabalho a tempo.

Não tirando a validade a nenhuma dessas preocupações - lá no fundo estamos todos no mesmo barco -  e compreendendo perfeitamente o quão fácil é entrar em pânico quando é tudo para entregar na mesma semana, decidi proibir-me de tomar decisões drásticas quando o meu cérebro está perdido em alguma das vinte pastas que tenho no computador, algures no meio de livros e artigos científicos que ainda não li e já devia saber recitar. 

Gracinhas à parte, estou no terceiro ano e só agora consigo dizer que sou capaz de ter escolhido um bom curso para mim - thank you so much, existência da vertente de Comunicação Organizacional -, mas não sou adepta da crença que existe um curso certo para cada pessoa (ou uma universidade certa, ou uma cidade certa, ou uma pessoa certa, ou um peixinho dourado certo, etc...), porque não somos computadores programados especificamente para fazer uma coisa (e uma coisa só), sendo obrigados por lei a ignorar todo o restante leque de opções. Nunca vai existir uma orquestra imaginária que toca ao nosso ouvido quando tomamos a decisão certa - porque a decisão certa não existe.

Nós adaptamo-nos. É assim que a vida funciona. Talvez eu pudesse ter sido uma boa médica, mas no secundário preferi seguir Humanidades. Talvez eu pudesse ter sido uma boa advogada, mas decidi não me candidatar a nenhuma faculdade de Direito. Existe uma tonelada de opções diferentes e é impossível que só uma delas nos sirva na perfeição - porque no fundo, em qualquer uma delas vai ser preciso fazer ajustes, estudar que nem doidos, entregar trabalhos a cinco minutos do prazo, ir a exame para melhorar uma nota. 

Não há nada que chegue até nós numa bandeja de ouro, com a garantia de sucesso à pala de única e exclusivamente talento natural. Finais de semestre vão sempre ser complicados, mesmo no cURsO CeRTo.

You May Also Like

2 comentários

  1. Resumiste tudo numa frase: finais de semestre são sempre complicados!
    Ler este post foi como reviver os meus tempos de faculdades (estou a falar como se já fosse licenciada, quando na verdade estou é em estágio, as aulas é que acabaram). Ainda me lembro de todo o stress dos exames, da pressão de entrega dos trabalhos... Finais de semestre é sempre viver no limite, e fazem-nos questionar sempre o nosso valor, mesmo quando estamos no curso certo.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. É tão isto. É final de semestre e pronto, vem tudo ao molho e damos em malucos, é a realidade. Como tu referes, é para todos. Só de pensar no que vem aí já me dói a cabeça :p

    ResponderEliminar